Olá! Seja bem-vindo. Para que você saiba um pouco da minha história, sou Mestre em Neuromarketing pela Florida Christian University (EUA), Pós-graduação MBA em Marketing pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Pós-graduação MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais) e graduado em Engenharia Civil. Especialista e estudioso dos princípios da neurociência aplicada a negócios empresariais.

No começo da minha carreira, minha ambição era o aprendizado. Eu estava fascinado em adquirir habilidades de liderança e planejamento. Logo, tive muitos bons exemplos no início da carreira. Trabalhei muitos anos na condução e gestão técnica de obras na Construção Civil. Rapidamente consegui adquirir habilidades de liderança e gestão, entendi que a boa gestão surtia resultados incríveis. Aos 30 anos possuía uma carreira bem sucedida e sólida; muito foco e vários fins de semana trabalhando marcaram essa época. Nessa fase da vida comecei a notar que apenas entendendo de liderança e gestão, não seriam suficientes para crescer e encarar novos desafios. Decidi estudar sobre estratégia e marketing, foi então que terminei um  MBA Gestão de Negócios pelo IBMEC e também em Marketing pela FGV. Uma nova fase se iniciou!

Com 35 anos já havia terminado vários empreendimentos de norte a sul do Brasil e também no exterior. Essa época foi marcada por muito reconhecimento profissional e financeiro. Nesse momento entendi uma lógica impressionante, quanto mais eu estudava mais independente financeiramente eu ficava, às vezes eu estudava coisas que não se relacionavam com minha atividade profissional, mas de alguma forma no futuro eu precisava daquilo. Adotei algumas premissas em minha vida:

  1. Sempre invista um percentual dos seus rendimentos em capacitação: Não importa o momento da vida você esteja. É como se fosse uma previdência privada, o crescimento intelectual faz com que você não dependa e nem se torne escravo de nehuma empresa. Cursos, livros e treinamentos são sempre importantes.

  2. Busque estudar algo que não esteja relacionado com sua atividade principal: Isso sempre me deu habilidade para tratar os problemas por outras perspectivas.

  3. Mova-se: O movimento impacta o ambiente, as pessoas, as empresas, as notícias etc. As coisas mudam muito mais rápido que nosso modo de pensar. Quebre a inércia rapidamente.

  4. Viagens: Permita-se viajar e conhecer novas experiências, comidas, pessoas, lugares…nossa mente precisa disso. É como se fosse uma renovação, uma energia diferente. O prazer se inicia no planejamento da viagem, experimente!

Atualmente observo que a Neurociência é capaz de explicar muitas coisas que acontece na economia, finanças, liderança, desenvolvimento de produto e estratégia. Ou seja, o Business não está dissociado da Neurociência. Optei por investir muito em conhecimento, fiz diversos cursos e especializações internacionais sobre Marketing, Vendas, Liderança, Comportamento Humano e Neurociência. A última conquista foi nos EUA com a obtenção do título de Master of Science in Neuromarketing na Florida Christian University. Atualmente estou fazendo um Doutarado em Neuromarketing pela Florida Christian University.

Como diria Thomas Piketty, “a única forma de uma nação desenvolver-se é através da educação de qualidade”. O meu objetivo hoje é aprender e compartilhar conhecimento que ajude efetivamente nos negócios e principalmente na qualidade de vida das pessoas.

Hugo Montenegro

  1. Parabéns pela trajetória, Hugo… principalmente pelo gesto nobre de aprender e compartilhar! Acredito muito neste caminho…

Deixe uma resposta