Prestem muita atenção nesse diálogo. Seu João entra numa bodega num interior distante e é recebido pelo Seu Manoel dono da bodega:

  • Bom dia seu João.
  • Bom dia  seu Manel.
  • Como vai a famia, seu João?
  • Minha senhora está um pouco gripada, nada demais…Deve ser saudade do nosso fi que foi morar na capitá…
  • Hummm….Sei como é isso, cumpadi…
  • O que vai querer hoje? O de sempre?
  • Sim, o de sempre. Fumo, farinha e o quejo coalho.
  • Aqui tá! Quer que mande deixar?
  • Não carece não, dexa comigo. Brigadu cumpadi!
  • Ei seu João…Coloquei na bolsa uns dois limão e um potin de mé para ocê dá pra sua senhora miorá da gripe.
  • Brigadu Manel…inté!

Conseguir ter sucesso hoje nessa nova economia é priorizar a individualidade de cada consumidor. Tratar todo mundo igual como se tivesse as mesmas necessidades acarreta perda de energia, tempo e dinheiro. A mídia de massa vem diminuindo sua atuação e eficácia de forma abrupta, tanto que os telejornais já incentivam o telespectador a acessarem seus portais na internet, ninguém quer ser mais um, ninguém que ser tratado como um simples número. É impressionante como empresas insistentemente continuam a enviar email-marketing enchendo nossa caixa postal, com frases “grande oportunidade”, “último dia” e assim vai…é a moda dos gatilhos mentais, que por sinal estão com seus dias contados.

As empresas deveriam aprender com Seu Manel, princípios valiosíssimos:

  1. Integração e experiência: Momentos agradáveis e naturais, o produto pode ser copiado mas a experiência é única e faz a total diferença na hora da venda. Deixar uma impressão positiva (ou negativa) marca o cliente.

  2. Relacionamento e personalização: Saber o que cada cliente quer, trata-lo pelo nome, conhecer suas histórias, dominar suas necessidades, entender suas dores e desejos. As empresas precisam atender a real motivação dos clientes. A partir desse momento, cria-se uma relação de sinergia muito interessante, na qual ambos lados saem ganhando.

  3. Relevância e credibilidade: Vender como quem vende a um amigo. Quebrar a barreira impessoal entre empresa e cliente é fundamental, criar aquela intimidade, conseguir quase uma amizade com os clientes torna a decisão de compra natural e fluida.

Comprar na bodega do Seu Manel é o ápice da experiência de consumo e compra. Quanto mais experiência positiva, mais valor a marca terá. A bodega do interior do Brasil é o que existe de mais moderno em estratégia de Marketing e Vendas. Acredite!!!

Boa leitura!

3 Comentários

Deixe uma resposta