A SOLUCÃO PARA A CRISE!! 

Realmente estamos passando por um momento de grande complexidade econômica. Os números refletem essa afirmação: inflação acima da meta de 6,5%, desemprego quase chegando aos 2 dígitos, juro altíssimo, falta de investimento, Estados da União sem dinheiro para pagar suas obrigações, Atividade Industrial decrescendo a cada trimestre e por aí vai. Notícia ruim não está faltando! Todo esse ambiente caracterizamos como CRISE, a palavra carrega uma carga emocional muito forte e serve para resumir tudo isso que foi dito no início.

A solução depende de uma série de ações que as pessoas que estão no comando podem tomar ou não! E isso é uma possibilidade real. A realidade é essa que está aí, e está fora do seu círculo de atuação direta.

Quero chamar atenção que muitas dessas ações não depende diretamente de você, porém há muita coisa que sim, você pode fazer.

Tenho observado que a palavra CRISE gera um estado de paralisia tremenda na mente das pessoas e no ambiente empresarial, começam a reclamar e a gastar uma energia extremamente importante para suas próprias vidas. Não proponho virar as costas para os problemas do País, mas sim canalizar seu tempo de forma produtiva que faça diferença no seu dia a dia.

Estamos passando por um momento de baixo consumo, cada vez menos consumidores estão dispostos a gastar. Porém o consumidor existe, as pessoas podem não querer gastar hoje, mas no futuro sim! As empresas mais preparadas aproveitarão esta onda. Mas como?

*** As empresas que pretendem atravessar esse momento de forma inteligente e profissional devem atentar para as seguintes recomendações:

  1. Mantenha a comunicação constante com seu cliente, de forma individual e precisa, sem fazer pressão para ele comprar. Personalize sua comunicação. As pessoas gostam de falar com pessoas e não com máquinas ou empresas.
  2. Ofereça conteúdo GRATUITO e útil para suas vidas (relacionado com sua atividade). As pessoas compram de quem elas confiam, portanto crie uma relação de confiança com seu cliente. Ocupe um espaço positivo em sua mente.
  3. Mesmo que esse cliente não precise mais de você, ele certamente conhece alguém que precisa e você seguramente será uma provável opção.

Estas ações não demandam aumento de gasto financeiro, mas muita iniciativa e criatividade. A “CRISE” vai passar, e as empresas que estiverem mantendo uma relação com seus clientes certamente vão desfrutar de forma mais eficaz do mercado. Terão menos esforço para vender seus produtos.

Ah! Sobre a solução para a CRISE, comece eliminando essa palavra do seu vocabulário, seu cérebro acredita muito no que você diz!

Grande abraço!

Deixe uma resposta